Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de doenças que afetam o coração podem ser prevenidas com uma simples mudança nos hábitos de vida, como evitar a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo e o stress, por exemplo.

Aqueles que tem hipertensão, diabetes ou antecedentes familiares com doenças cardíacas também têm mais predisposição a ter algum problema cardíaco, então, é preciso ficar mais atento. Doenças endócrinas, renais e infecciosas também podem apresentar maior risco para o coração.

Porém é possível identificar previamente se há alguma alteração que possa comprometer o coração, mesmo antes de algum sintoma aparecer. É fazendo um check-up cardiológico. Ele começa com um exame clínico, exame físico e alguns exames complementares e tem o propósito de avaliar o risco de ter ou desenvolver um problema cardíaco ou circulatório, como insuficiência cardíaca, arritmia ou infarto, por exemplo. Com o check-up, o médico pode orientar a prevenção e a indicação da melhor conduta para cada paciente.

Tudo começa com um consulta e o exame clínico, em que o cardiologista irá investigar sobre a saúde, hábitos de vida, os fatores de risco, doenças prévias e hereditárias do paciente, e se há presença de sinais físicos que sugiram alterações cardiovasculares. O médico ainda identifica possíveis problemas cardíacos ou fatores de risco importantes e direciona sua investigação. Dessa forma, a realização de alguns exames se faz necessária para complementar o diagnóstico clínico.

Precisa consultar com um cardiologista ou fazer um check-up cardiológico?
Para agendar ligue no (46) 3524-5940 ou WhatsApp: (46) 9 9927-0040